ENSAIOS DA CATEGORIA: MECÂNICOS VOLTAR

STRAIN GAGES Solicitar orçamento


O strain gage é composto de um circuito com filamentos metálicos resistivos e terminais de cobre e estanho, fixado sobre uma base isolante flexível. Ao deformar o corpo de prova durante o ensaio, deformam-se, na mesma proporção, os filamentos metálicos presentes nos circuitos, alterando a resistência dos fios de acordo com a deformação da superfície na qual está fixado. Essa deformação gera sinais elétricos que, através do sistema de aquisição de dados, são medidos e convertidos em micro strain (µs), e estão ligados ao quanto o corpo de prova deforma em relação à carga aplicada durante ensaio.
Esse método permite uma precisão maior que os métodos tradicionalmente aplicados para medir deformação, como a medida de deformação pelo software da máquina de ensaio ou por extensômetros. Isso permite maior precisão na relação entre tensão aplicada e deformação obtida, o que, consequentemente, resulta em valores de módulos mais próximos a valores reais.
Através do método de medidas de micro deformação por strain gages também é possível obter o Coeficiente de Poisson dos materiais ensaiados em tração e/ou compressão. Pode ser considerado como um método alternativo ao vídeo-extensômetro.
© 2021 Newtech. Todos os direitos reservados.